JOGOS OLÍMPICOS
As primeiras competições entre atletas surgiram na Grécia, há 2500 anos, e tinham lugar na cidade de Olímpia, em honra de Zeus, o pai dos deuses. Ocorriam de quatro em quatro anos, entre 6 de agosto e 19 de setembro, e ocupavam um lugar importante na vida grega. O primeiro campeão olímpico a ser inscrito na lista dos recordes foi Coreobo que venceu o dromo ou estádio, em 776 a. C. Os jogos gregos estavam integrados na festa religiosa e teriam sido fundados por Hércules. A duração e o número de provas foram aumentando até ocupar cinco dias, num total de 14 competições: corridas de carros de cavalos (a mais nobre), de carros de mulas, e de cavalos de sela; pentatlo (disco, dardo, corridas pedestres, luta e saltos), dromo (uma volta ao estádio), diaulo (duas voltas ao estádio), dólico (24 vezes o comprimento do estádio), provas de luta, pugilismo e pancrácio (espécie de luta livre). Na cerimónia de abertura os juízes juravam não falsificar os resultados. No encerramento, todos presidiam ao banquete final e coroavam os vencedores. O prémio era uma coroa de oliveira brava, árvore simbólica de Hércules.
No século II a. C., a Grécia foi subjugada por Roma. Enquanto os Gregos se dedicavam com grande entusiasmo ao desporto, para assim homenagearem os seus deuses, os Romanos preferiam praticá-lo como preparação para a arte de manejar as armas. Os Romanos em vez dos estádios Gregos utilizavam circos. Os Gregos organizavam os jogos para os atletas e os Romanos para o público. Os primeiros destacavam a competição e os segundos preferiam o entretenimento. Os Jogos Olímpicos foram abolidos em 393 d. C. pelo imperador cristão romano Teodósio I por serem festivais pagãos.
Em 1887 o barão Pierre de Coubertin concebeu a ideia de fazer reviver os Jogos Olímpicos e passou sete anos a preparar a opinião pública francesa, inglesa e americana no sentido de apoiarem a sua ideia. No congresso internacional de 1894, o seu plano foi aceite sendo fundado o Comité Internacional Olímpico. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos realizaram-se com o patrocínio do rei da Grécia, em Atenas, a 5 de abril de 1896, numa homenagem à origem dos jogos.
Jogos Olímpicos. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-12-14].