Explorações marítimas portuguesas séc. XV e XVI

 


Sabia que dois terços do mundo foram descobertos pelos portugueses?

Provavelmente não sabe. Mas é verdade. Foram os primeiros a chegar.

Investigaram. Experimentaram. Desbravaram. Deixando o testemunho da sua presença. Trouxeram novas de sítios que se julgavam inalcancáveis. Em menos de 100 anos mudaram o mundo. A esse Mundo deram novos Mundos. Materializaram o sonho e modificaram a noção de distância. Fizeram crescer o comércio e o conhecimento científico. Anteciparam a História. Ajudaram ao nascimento de novos países. Foram os primeiros cidadãos do Mundo.

E se mais Mundo houvesse lá teriam chegado.



1434 - CABO BOJADOR

Gil Eanes transpõe o cabo Bojador (27º latitude Norte – Sara Ocidental) até então considerado como limite convencional do mundo.

1471 - EQUADOR

1471/72 - João de Santarém e Pero Escobar descobrem as ilhas de S. Tomé e Príncipe e Ano Bom, explorando a costa africana até à foz do rio Niger, levando como pilotos Martim Fernandes e Álvaro Fernandes, avançaram até à Mina (a Elmina dos Ingleses).
Primeiros navegadores europeus a passar o Equador.

1488 - CABO DA BOA ESPERANÇA

Bartolomeu Dias descobre a passagem do Sueste, a África do Sul e o cabo da Boa Esperança.
Desembarque na angra de S. Brás, Mossel Bay, 3 de Fevereiro e exploração da costa até ao rio do Infante (Gret Fish River).
Pero da Covilhã visita Cananor, Calecute e Goa na Índia (1488), Sofala, na costa oriental africana (Moçambique, 1489 e interna-se na Etiópia (1491).

1498 - ÍNDIA

1497/99 – Viagem de Vasco da Gama à Índia. Chegada à Terra do Natal (25 de Dezembro de 1497, a Mombaça (7 de Abril de 1498), e a Calecute (20 de Maio de 1498), Regresso a Lisboa (Agosto e Setembro 1499).

1500 - BRASIL

09 de Março de 1500: Partida de Lisboa da esquadra de Pedro Álvares Cabral, composta por treze navios com destino à Índia para aí estabelecer relações comerciais com os reinos locais.
22 de Abril de 1500: Descoberta oficial do Brasil, Vera Cruz por Pedro Álvares Cabral quando seguia com a armada a caminho da Índia. (Importante ver: História Concisa do Brasil)

1513 - CHINA

Jorge Álvares chega à China (foz do rio Cantão).

1522 - AUSTRÁLIA

Cristóvão de Mendonça e Gomes Sequeira chegam ao continente australiano.

1542 - CALIFÓRNIA

João Rodrigues Cabrilho, capitão português ao serviço de Espanha, explora a costa da Califórnia.
28 de Setembro 1542: João Rodrigues Cabrilho, ao serviço de Espanha, saindo do porto mexicano de "Manzanillo", 90 dias depois de explorar o litoral setentrional da chamada "Nova Espanha", costa Oeste da América do Norte entrou numa grande baía a que deu o nome de S. Miguel, actual S. Diego, Califórnia. Navegou ainda mais para Norte, vindo a falecer volvidos três meses numa ilha da região a 3 de Janeiro de 1543 aparentemente devido a uma infecção resultante da fractura dum braço.

1543 - JAPÃO

Fernão Mendes Pinto, Diogo Zeimoto e Cristóvão Borralho atingiram o Japão (ilha de Tanegashima).

1550 - NOVA ZELÂNDIA

O português João Fernandes, ao serviço dos Reis espanhóis, descobriu oficialmente a Nova Zelândia.
 
 

 

Navio Negro

 

                         

 
Nau do Trato, o grande «Navio Negro»
    - fazia o transporte  entre Goa e Macau, Cantão e Nagasaki     
 
Os portugueses foram os primeiros ocidentais a efectuar contactos regulares com o longínquo Cipango de Marco Polo (1542/43).
 
Os nipónicos designavam por Namban-jin (bárbaros do sul), os povos estrangeiros. Os portugueses eram para eles estranhas gentes: uns eram pálidos e tinham uns enormes, desproporcionados e inconfundíveis narizes, enquanto que outros eram (escravos) negros e tinham os cabelos crespos.
 
Os óculos, nunca antes vistos no Japão, fizeram um sucesso tremendo. Segundo Luís Fróis, um jesuíta do séc. XVI, a população local “(...) totalmente se persuadiu (...) que o Padre tinha 4 olhos, dous no logar comum, onde os tem naturalmente todos os homens, e outros dous, com alguma distancia deitados para fora, que reluzião como espelho e que era couza temeroza de ver”.
 
A viagem padrão de Lisboa a Nagasaki demorava entre dois anos a dois anos e meio. No sentido Nagasaki-Lisboa, poderia demorar apenas 22 a 23 meses.

 

clica na caravela

Portuguese Seaways

 

Descobrimentos

 

 

 

 

BARCA

 

CARAVELA

 

 

NAU